top of page

Tiny Desk Brasil estreia com shows intimistas e sem filtros

  • Foto do escritor: SIMtetizando
    SIMtetizando
  • 13 de out.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 29 de out.

Em parceria com o Youtube Brasil, o Tiny Desk Brasil lança com duas temporadas já gravadas, apresentando artistas brasileiros em performances acústicas que revelam a essência da música.


ree

O sucesso mundial “Tiny Desk” acabou de chegar ao Brasil e João Gomes foi o responsável por dar a cara do primeiro episódio do projeto. Criado em 2008 pela NPR (National Public Radio) dos Estados Unidos, o programa original faz sucesso nas plataformas de vídeo, trazendo grandes artistas como Sabrina Carpenter, Bad Bunny e Dua Lipa para cantar versões acústicas e mais intimistas de seus sucessos musicais.


O “Tiny Desk” nasceu em Washington D.C. como um espaço dentro da redação da NPR, onde músicos eram convidados a se apresentar ao lado de uma escrivaninha. Desde então, o formato já acumulou milhões de visualizações, recebeu prêmios de mídia e influenciou programas semelhantes em todo o mundo.


A grande sacada está na simplicidade das apresentações, que não usam o microfone para amplificar a voz do artista, mas apenas para captar o áudio das gravações. Além disso, as performances não contam com o uso do retorno – equipamento utilizado para ajudar na afinação e na sincronização da banda com o cantor.


E é quando toda a pirotecnia sai de cena, o consumidor consegue ver o verdadeiro talento do artista e até alguns pequenos erros que fazem parte da beleza de assistir músicos completamente despidos de seus acessórios mais comuns.


“A essência é essa: trazer o artista para um lugar íntimo. Esse formato, sem parafernália eletrônica e sem retorno, coloca os artistas em um ambiente como se estivessem no início da carreira, em seu próprio quarto estudando e desenvolvendo música.” — Gui Amabis, curadoria e supervisão musical do Tiny Desk Brasil

A gravação ocorre em um estúdio acústico montado especialmente para o programa, com microfones condensadores de alta sensibilidade e captadores de campo para registrar os detalhes sonoros. A direção de arte fica a cargo de Coh Amaral, enquanto a sonorização é supervisionada por Rica Amabis, responsável por garantir a fidelidade do som sem uso de retorno.


A produção é realizada pela Anonymous Content Brasil, que detém o licenciamento, em parceria com o YouTube Brasil, e vai contar, por enquanto, com duas temporadas de cinco episódios cada já gravados. Os episódios serão publicados semanalmente, toda terça‑feira, ao longo das duas temporadas já gravadas.


Com a chegada do Tiny Desk Brasil, esperasse que artistas e espectadores descubram novas facetas da música brasileira valorizando a autenticidade e a proximidade que somente este formato pode oferecer. Acompanhe o Tiny Desk Brasil nas redes sociais @Tinydeskbra, e no canal do YouTube.


Confira abaixo o episódio de estreia com João Gomes



Comentários


bottom of page